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Câmbio Automático? Será que é uma boa? Funciona mesmo?

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Esta semana em um dos encontros que sempre temos com alguns amigos, me perguntaram: Seu carro é automático? Eu disse sim! E funciona? RSRSRS isto é uma outra história!!!! Nos últimos três anos, o mercado automotivo BRASILEIRO conheceu pelo menos três alternativas para câmbio automático tradicional (com conversor de torque), sistema que costuma acrescentar por volta de uns R$ 4.000 ao preço de qualquer modelo na comparação com suas versões manuais.

A Chevrolet criou o malsucedido Easytronic, que ficou limitado a um único carro da série o (Meriva). Em seguida, a Fiat lançou o Dualogic, em princípio no falecido Fiat Stilo, depois levando-o a todos os seus automóveis de passeio (Inclusive na ADVENTURE que possuo) e depois até mesmo ao importado Cinquecento.

Por fim, a Volkswagen apresentou o I-Motion, instalando-o primeiro em sua habitual cobaia, o Polo,( que me desculpem os amigos que possuem POLO, mas a verdade é esta mesmo, o carro é cobaia da VW, mas iso ficará para outra matéria) e depois na gama abaixo do Golf. Todos esses câmbios são automatizados, vale lembrar que cambios automatizados, possuem atuadores eletrônicos sobre um câmbio comum.

A principal vantagem de um cambio automatizado é dar descanso ao pé esquerdo, já que não há pedal de embreagem. A principal desvantagem é a imprecisão do sistema, que geralmente não é bem escalonado e dá trancos nas passagens de marcha. (EU SEI DISSO MUITO BEM)

Peugeot e Citroën também oferecem carros compactos com transmissão que dispensa o uso do pé esquerdo, mas seus câmbios são automáticos do tipo “antigo”, no caso, são Tiptronic, marca licenciada pela Porsche. Não é exatamente o último grito em matéria de transmissões, mas certamente oferece uma condução mais suave nos modelos franceses que o utilizam.

O novo Peugeot 207 Passion pussui a transmissão tipTronic, mais suave da categoria!!! Se arrisca a comprar um? Um 207 Passion XS A/T sai por R$ 46 mil, segundo a Tabela Fipe!!!!

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